Como apagar arquivos e pastas pelo terminal do Ubuntu

É muito fácil apagar arquivos e pastas via terminal no Linux. Tome cuidado, pois quando você apaga usando o terminal os arquivos e pastas não vão para uma lixeira. Eles são imediatamente eliminados e é muito mais difícil recuperá-los. 
Apagando arquivos
O comando para remover é rm de “Remove”. Assim, para apagar o arquivo teste.txt, faça o seguinte:

 rm teste.txt  

Você pode apagar arquivos que estão em uma outra pasta no terminal. Basta digitar o endereço completo. Assim, para apagar a música teste.ogg que está na pasta Músicas, digite o seguinte:

 rm ~/Músicas/teste.ogg  

Atenção: Esse “til” representa sua pasta pessoal. Todo o caminho seguinte é relativo a ele.
Pasta pessoal

No Linux cada usuário tem uma Pasta pessoal. Essa pasta fica dentro da pasta /home (para quem está acostumado com o Windows, isto equivaleria a C:\home, ou seja, o C:\ no Linux é simplesmente /). Assim, um usuário de nome eduardo, tem como pasta pessoal a pasta /home/eduardo/

Apagando Diretórios

Diretório é só mais um nome para “pasta”. Se você tentar remover com o comando “rm” um diretório, o linux não vai aceitar. Isso porque ele não sabe se vc quer remover todo o conteúdo da pasta junto.
Para remover a pasta “teste” e todo o seu conteúdo, digite o seguinte comando:

 rm teste/ -R  

Esse “R” maiúsculo é de “Recursive” e com esse parâmetro todos os arquivos e pastas dentro desse diretório serão excluídos. Esquecer o parâmetro “R” é uma das maiores causas de frustração ao tentar apagar uma pasta.
Atenção Os arquivos apagados dessa forma não vão para a lixeira. Eles são removidos diretamente. Tome cuidado.

Pastas e arquivos com espaços ou outros caracteres especiais no nome

No terminal o espaço em branco tem um significado especial. É ele quem separa os comandos um do outro. Assim, por exemplo, é um espaço em branco que separa o comando rm do nome da pasta teste/ no código que usamos acima.

Por isso temos que ter cuidado quando queremos apagar algo que tenha um espaço em branco no nome. Por exemplo: para apagar uma pasta chamada “mais um teste“, que tem dois espaços no nome, o jeito mais fácil é cercar o nome da pasta com aspas.

 rm "mais um teste"/ -R  

A questão das permissões

Lembre-se de que para apagar um arquivo ou uma pasta você deve ter as permissões adequadas.
Para remover uma pasta ou arquivo que o seu usuário não tem permissão para editar, você pode usar o usuário root ou alterar as permissões.
Para remover usando o root, faça o seguinte:

 sudo rm "nome da pasta/" -R  

ou

 su  

 

 rm "nome da pasta/" -R  

Você pode alterar as permissões de um arquivo ou pasta com o comando chmod (lembre-se do -R para pastas) ou pode alterar o dono do arquivo ou pasta com o comando chown.
O comando abaixo atribui todas as permissões para a pasta “nome da pasta” e todos os arquivos e diretórios que estão dentro. O comando dá permissão de leitura, escrita e execução para todos os usuários. Não é interessante atribuir esse tipo de permissão, mas se o que você quer é só apagar os arquivosisso pode ser útil.

 chmod 777 "nome da pasta/" -R  

One Response to Como apagar arquivos e pastas pelo terminal do Ubuntu

  1. Belmoth disse:

    Olá a todos!
    Alguém poderia me dizer como apagar mais de um arquivo, via terminal? Por exemplo, pela interface gráfica, é possível fazer isto enquanto seguramos a tecla Ctrl e saimos selecionando outros arquivos e depois deletamos, como fazer algo parecido no terminal? sem ter que para cada arquivo ficar digitando seu caminho como
    rm /home/user/Desktop/arquivo1.txt
    rm /home/user/Desktop/arquivo2.txt
    rm /home/user/Desktop/arquivo3.txt
    …..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como apagar arquivos e pastas pelo terminal do UbuntuAcessar