Como instalar editor de textos Gedit

O Editor de texto gedit é o editor de texto padrão GUI no sistema operacional Ubuntu. Ele é compatível com a codificação UTF-8 e tem suporta a maioria dos recursos de um editor de texto padrão, assim como muitas características avançadas.
Dentre estas características incluem multilinguagem, verificação ortográfica, suporte extensivo ao destaque de sintaxe e um grande número de plugins oficiais de terceiros.

Gedit é utilizado para ambos casos, das básicas as mais avançadas de edição de texto e é liberado sob a licença GNU General Public License.

Instalação
O gedit está localizado no repositório do Ubuntu principal (main), no entanto, este utilitário é instalado por padrão no Ubuntu. O gedit poderá ser instalado no Kubuntu, Xubuntu e outras distribuições, porém serão necessárias bibliotecas adicionais para a correta instalação em ambientes que não usem o GNOME.

Caso o Editor de texto gedit não esteja instalado, você poderá usar estas formas de instalação:

Clique no Menu Sistema | Administração | Gerenciador de pacotes Synaptic

Na opção de localizar digite gedit, logo em seguida você verá o filtro da pesquisa. Agora clique com o botão direito do mouse sobre o pacote gedit, escolha Marcar para instalação e clique em Aplicar. Pronto! Instalado o Editor de texto gedit.

Outro procedimento de instalação é utlizando a linha de comando (CLI), observe:

Abra um terminal. Digite o comando abaixo:

 sudo apt-get install gedit  

Confirme a instalação e aguarde!

Acessando o Gedit
O gedit inclui uma interface gráfica ao usuário (GUI) e poderá ser aberto com um dos seguintes procedimentos:

1. Clique no Menu Aplicativos Icones/nav_next.png Acessórios Icones/nav_next.png Editor de texto gedit.

2. Abra o terminal (CTRL+ALT+T) e digite:

 gedit  

Utilização
O Editor de texto gedit apesar de possuir uma aparência básica e com pouco recursos, ele é muito útil. Por exemplo um recurso muito útil do gedit é a capacidade de programação de código em cores, possibilitando o realce de sintaxe erradas tornando mais simples os reconhecimento de erros. Para este recurso gedit usa o pacote gtksourceview para o realce de sintaxes. Os arquivos *.lang são os que define o realce para uma linguagem de programação específica está localizado no diretório /usr/share/gtksourceview-2.0/language-specs. Esses arquivos podem ser editados, adicionados ou criados para melhor definição do realce.

Plug-ins
Os Plugins aumentam consideravelmente o poder do gedit e são acessados através do Menu Editar | Preferências | Plug-ins.

Mais de uma dezena de plugins são pré-instalado e pode ser ativado ou desativado nesta seção. Alguns dos mais populares são habilitados por padrão, enquanto outros devem ser habilitados pelo usuário.

Dica
Para editar arquivos de configuração que solicitam permissões administrativas (root) o usuário poderá utilizar o gedit junto com o comando gksudo para esta operação, por exemplo, sua lista de repositórios:

Abra um terminal. Digite o comando abaixo:

 gksudo gedit /etc/apt/sources.list  

ou simplesmente:

 sudo gedit /etc/apt/sources.list  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como apagar arquivos e pastas pelo terminal do UbuntuAcessar