Ubuntu 16.04 LTS permitirá instalar pacotes Snap

Oliver Ries, da Engenharia da plataforma cliente do Ubuntu da Canonical, anunciou que o desenvolvimento da plataforma de telefonia Ubuntu e sua expansão para a Internet e dos dispositivos os desafiou para resolver problemas reais em segurança e confiabilidade. Estes desafios aplicam-se igualmente aos sistemas de desktop e servidor e são uma fonte de frustração para os usuários e desenvolvedores
que querem softwares mais recentes em versões com suporte de longo prazo.

No Ubuntu 16.04 LTS, vamos torná-lo possível para instalar pacotes Snap ao lado dos pacotes tradicionais deb. Estes dois formatos de embalagem poderão viver juntos confortavelmente lado a lado e permitir-nos manter os nossos processos existentes para o desenvolvimento e atualizações para o sistema operacional. Isso reforça a nossa relação com a comunidade Debian e permite que os desenvolvedores e comunidades possam publicar qualquer debs ou Snaps para o público Ubuntu.

Pacotes Snap permitem que os desenvolvedores tragam versões mais recentes de aplicativos para o Ubuntu 16.04 LTS. Versões mais novas do KDE, GNOME, o navegador ou outros aplicativos de ambiente desktop geralmente deveriam ser de fácil compilação e instalação nas LTS mais antigas, mas as complexidades de embalar e fornecer atualizações nos têm impedido de entregar-los no passado.

Os mecanismos de segurança em pacotes Snap permitem abrir-se a plataforma para a iteração muito mais rapidamente em todos os nossos sabores como aplicações Snap são isolados do resto do sistema. Os usuários podem instalar em um piscar de olhos, sem ter que se preocupar se ele vai ter um impacto sobre os seus outros aplicativos ou seu sistema. Da mesma forma, os desenvolvedores têm uma alça muito melhor no ciclo de atualização de como eles podem decidir agrupar as versões específicas de uma biblioteca com o seu app. Atualizações transacionais fazer implantações de pacotes Snap mais robusta e confiável.

Ao trazer pacotes Snap para o Ubuntu 16.04 LTS estamos unificando a experiência para desenvolvedores do Ubuntu, se eles estão criando software para PC, servidor, móveis e dispositivos da Internet. Snapcraft, uma ferramenta disponível para o desenvolvimento de pressão, torna mais fácil para os desenvolvedores a empacotar seus aplicativos e dependências. Desenvolvedores do pacotes Snap obterão um ótimo ambiente para escrever e testar suas aplicações – diretamente em seu desktop, em vez de ser forçado a usar um dispositivo ou uma máquina virtual.

Os desenvolvedores de aplicativos pagos têm sido muitas vezes os mais frustrados por ter de gerir dependências e compatibilidade com várias bibliotecas, especialmente em versões anteriores do Ubuntu. Por esta razão, estas aplicações vão ser migradas de debs para Snap até ao Outono de 2016. Canonical vai trabalhar com a comunidade de desenvolvedores para apoiar essa transição nos próximos meses com as ferramentas, treinamento e documentação.

Enquanto este é um novo e importante recurso para a comunidade Ubuntu, não é uma ruptura com o nosso património. Todas as dezenas de milhares de aplicativos e pacotes em formato .deb continuará a ser apoiada em 16.04 e além, e arquivos deb, em particular, continuará a estar disponível para todos usarem e distribuir software.

Fonte: insights.ubuntu.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como apagar arquivos e pastas pelo terminal do UbuntuAcessar