Como instalar o Tor Browser no Ubuntu

Tor é um pacote de ferramentas para organizações e pessoas que desejam mais segurança na internet. Usando-o, o tráfego de dados gerado por mensageiros instantâneos, navegadores, SSH e outros aplicativos que usam o protocolo TCP se torna anônimo.  O programa funciona a partir de um grande conjunto de servidores, mantidos por usuários para manter a privacidade durante a navegação, bem como eliminar a censura de conteúdos.O Tor também fornece uma plataforma na qual os desenvolvedores podem construir novos aplicativos baseados no anonimato, segurança e privacidade.

O tráfego é mais seguro ao usar o Tor, pois as comunicações são ligadas através de uma rede distribuída de servidores, chamados roteadores onion (Onion Router), um projeto que visa a proteção e o direito do usuário de permanecer anônimo na internet.

Em vez de direcionar a rota da fonte para o destino, os pacotes de dados da rede Tor assumem um caminho aleatório através de vários servidores que cobrem os traços para que nenhum observador inoportuno saiba de onde vieram e para onde vão. O propósito dessa tecnologia é proteger os usuários da internet contra a “análise de tráfego”, uma forma de monitoramento de rede que ameaça o anonimato e a privacidade, atividades comerciais confidenciais e relacionamentos, além da segurança de Estado.

Uma das grandes vantagens é que o Tor dificulta a análise de tráfego ao evitar o rastreamento de dados online, permitindo que você decida se deseja se identificar ou não ao se comunicar. A segurança é aperfeiçoada enquanto mais pessoas se voluntariam a executar servidores. Parte do objetivo do projeto Tor é fazer um experimento com o público, ensinando as melhores saídas para obter privacidade online.

Resumindo: Usar o Tor no Ubuntu (ou em qualquer sistema) é um ótima estratégia para ter mais privacidade, principalmente em tempos de governos monitorando a vida até de presidentes e cidadãos.

Enfim, para instalar a última versão do Tor Brownser no Ubuntu e receber automaticamente as futuras atualizações, siga os passos abaixo:

1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T)

2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:

 sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/tor-browser  

3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

 sudo apt-get update  

4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

 sudo apt-get install tor-browser  

Para desinstalar o Tor Browser do Ubuntu faça o seguinte:

1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T)

2. Use os comandos abaixo:

 sudo apt-get remove tor-browser  

 

 sudo apt-get autoremove  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como apagar arquivos e pastas pelo terminal do UbuntuAcessar