A tela de bloqueio dos sistemas operacionais são responsáveis por ocultar nossos dados pessoais daqueles que não têm permissão para usar o computador. Então esta é a tela que geralmente aparece quando você não o utiliza o computador há algum tempo, para desbloquear o PC, ele nos pedirá a senha ou o método de autenticação que configuramos. De modo geral, é a camada de segurança mais básica em qualquer computador.
O Ubuntu, como qualquer outro sistema operacional, tem uma tela de bloqueio correspondente. Isso ocorre em dois momentos: na inicialização e como dito acima quando não estamos usando o computador por um período de tempo. A partir daí podemos selecionar o usuário que queremos usar, inserir a senha e pronto.
Mas se não quisermos usar essa tela de bloqueio para melhorar nosso fluxo de trabalho no Ubuntu, podemos como desativá-la de de uma forma bastante simples, para isso siga os passos abaixo:
1. Então, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione configurações;
2. Na janela que se abrir clique em Privacidade;
3. Agora clique em Tela de bloqueio;
4. A partir daqui poderemos configurar tudo relacionado ao bloqueio do computador. Por exemplo, podemos escolher quanto tempo vai passar antes que o Ubuntu feche a tela (sem bloqueio), se não quisermos ativar o bloqueio automático, combine as duas opções (fechar tela e bloquear) e se quisermos bloquear automaticamente o sessão quando o computador está suspenso, ou queremos ver notificações pessoais nesta tela de bloqueio.
Assim podemos configurar esses parâmetros de acordo com nossas próprias preferências ou necessidades. Se moramos sozinhos, podemos desligar a tela de bloqueio, mas se moramos com outras pessoas e nos preocupamos com nossa privacidade, é necessário ligá-la, pois isso nos ajudará a evitar que outras pessoas acessem nosso computador.
Comentários