Como instalar o Telegram Oficial no Ubuntu manualmente

Telegram é um mensageiro instantâneo que surgiu como uma alternativa mais segura ao Whatsapp, funcionando de maneira bem similar: você pode trocar mensagens instantâneas sem pagar nada.

É possível enviar qualquer tipo de arquivo para os amigos, como fotos, documentos de texto, a sua localização etc. Além disso, ele permite a troca de mensagens de voz.

Ao longo do tempo, novas ferramentas para os chats foram adicionadas, como a opção de pesquisar e mandar gifs dentro das conversas, a existência de stickers e bots para tarefas diversas e automáticas, a expansão dos grupos para até 5.000 usuários e muito mais! Para fazer login no Telegram, você precisa de um número válido de telefone, como acontece no Whatsapp.

É possível conversar individualmente ou em grupos, portanto você pode montar as listas de mensagens da mesma forma que no Whatsapp. A diferença é que o Telegram possui chats secretos e com opção de se autodestruir — ou seja, é possível indicar um tempo limite para que as mensagens em uma conversa desse tipo fiquem disponíveis. Além disso, nos chats secretos o app avisa se a outra pessoa tirou screenshot da tela.
Stickers, gifs e bots
Nas últimas atualizações, o Telegram procurou se distanciar bastante do Whatsapp, trazendo recursos extras que vão bem além do chat gratuito. Uma das primeiras opções foi a possibilidade de mandar e visualizar gifs diretamente nas conversas. Você pode usar uma busca integrada dentro do próprio aplicativo para achar qualquer imagem do serviço Giphy e enviar diretamente.
Os stickers são outra opção nativa no Telegram: assim como acontece no Viber, neste app você pode enviar figurinhas personalizadas para os seus amigos. É possível usar um bot do programa que permite a adição de pacotes próprios de stickers — ou seja, você pode criar esses recursos usando as suas fotos ou ilustrações.
Se você quer praticidade, os bots são robôs que automatizam várias tarefas no Telegram. Existem bots para praticamente qualquer tarefa, como o envio de gifs, a busca rápida de links do Spotify, a visualização das condições do tempo na sua região e muito mais!

Então para instalar o cliente oficial Telegram no Ubuntu manualmente, faça o seguinte:

1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
2. No caso de já ter feito alguma instalação anterior, apague a pasta, o link e o atalho anterior com os seguintes comandos;
 sudo rm -Rf /opt/telegram*  
 sudo rm -Rf /usr/bin/telegram  
 sudo rm -Rf /usr/share/applications/telegram.desktop  
3. Verifique se seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando:
 uname -m  
4. Se seu sistema é de 32 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, CLIQUE AQUI e baixe a última versão e salve-o com o nome tsetup.tar.xz:
 wget https://updates.tdesktop.com/tlinux32/tsetup32.0.9.44.tar.xz -O tsetup.tar.xz  
5. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, CLIQUE AQUI e baixe a última versão e salve-o com o nome tsetup.tar.xz:
 wget https://updates.tdesktop.com/tlinux32/tsetup32.0.9.44.tar.xz -O tsetup.tar.xz  
6. Depois de baixar, execute o comando abaixo para descomprimir o pacote baixado, para a pasta /opt/;
 sudo tar Jxf tsetup.tar.xz -C /opt/  
7. Se for necessário, renomeie a pasta criada;
 sudo mv /opt/Telegram*/ /opt/telegram  
8. Caso queira, crie um lançador para o programa, executando um editor de texto com o comando:
 sudo ln -sf /opt/telegram/Telegram /usr/bin/telegram  
9. Caso seu ambiente gráfico suporte, crie um lançador para o o cliente oficial Telegram, executando um editor de texto com o comando:
 sudo gedit /usr/share/applications/telegram.desktop  
10. Copie o conteúdo abaixo e cole ele no arquivo aberto. Em seguida, salve e feche o arquivo;
 [Desktop Entry]  
 Version=1.0  
 Type=Application  
 Terminal=false  
 Name=Telegram  
 Exec=/opt/telegram/Telegram  
 Icon=Telegram  
 Categories=Application;Network;  
E está feito!  Agora você já está com o cliente oficial do Telegram instalado no seu Ubuntu, quando quiser iniciar o programa, digite telegram no Dash do Ubuntu ou em um terminal.
Ainda se a sua distribuição suportar, coloque o atalho na sua área de trabalho usando o gerenciador de arquivos do sistema ou o comando abaixo, e use-o para iniciar o programa.
 cp /usr/share/applications/telegram.desktop ~/Área de Trabalho/  

 

ou
 cp /usr/share/applications/telegram.desktop ~/Desktop  
Deixando a interface do Telegram em Português do Brasil
Se o programa iniciar em inglês, vejá abaixo como deixa-lo com a interface do Telegram em Português do Brasil:
1. Na tela do programa, clique na opção “Settings”;
2. Em “Settings”, clique em “Change language”;
3. No menu que aparece, marque a opção “Português (Brasil)”;
4. Pronto, irá aparecer uma tela pedindo para reiniciar o programa e aplicar a mudança. Confirme clicando no botão “OK”

Deixe um comentário